segunda-feira, 25 de março de 2013

Projeto:Identidade e meu corpo


          PROJETO: IDENTIDADE E MEU CORPO


Público Alvo: Educação Infantil Grupo 4

Tempo de duração: Durante todo o semestre

JUSTIFICATIVA:

Este projeto partiu diante a necessidade de proporcionar aos nossos alunos de educação infantil de 4 anos, perceber que eles tem uma história de vida, onde fazem parte de uma família e são atuantes no mundo em que vivem.

Com o intuito de leva-los a conhecer o ser humano; conhecendo seu corpo e construindo conceitos sobre higiene e saúde, a relação com o outro, pontuando as diferenças e semelhanças entre eles, valorizando cada um como é.

Segundo o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL a educação infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferenças entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguindo de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da história pessoal”.

Dessa forma, ao trabalhar a identidade com nossos alunos também será importante para nós professores, onde iremos obter informações de grande importância a respeito da individualidade de cada um.


OBJETIVO GERAL:

Proporcionar situações onde favoreça a construção da identidade das crianças, como um ser atuante no mundo, na família; identificando e respeitando as diferenças entre eles e o outro.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü Proporcionar aos alunos a apropriação de sua identidade;

ü Conhecer a história e o significado do seu nome;

ü Reconhecer que todos têm um nome e sobrenome;

ü Trabalhar as semelhanças e diferenças;

ü Conhecer os principais documentos para a identificação pessoal;

ü Identificar as partes do corpo humano e os órgãos do sentido;

ü Apropriar progressivamente da imagem corporal;

ü Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;

ü  Desenvolver o hábito de cuidar do seu corpo;

ü  Conhecer seu corpo, valorizando sua saúde, sua vida e o meio social e ambiental;

ü Conhecer os membros que compões a família;

Identificar tipos de moradia

 

CONTEÚDOS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

·        Leitura e escrita do nome

·        Quadrinhas, parlendas e advinhas.

·        Histórias e contos

·        Reconto oral

·        Leitura de imagem

·        Leitura e escrita do alfabeto

·        Produção textual

·        Interpretação oral


MATEMÁTICA:

·        Sequência Numérica;

·        Contagem;

·        Função dos números;

·        Grafia dos números;

·        Leitura dos números;

·        Cores;

·        Alto / baixo;

·        Grande / pequeno

·        Maior / menor


NATUREZA E SOCIEDADE:

·        Identificação de sí mesmo e do próximo;

·        Identificação do ambiente escolar e onde vive;

·        Membros integrantes da família;

·        Meu corpo

·        Partes do corpo humano

·        Órgãos do sentido

·        Higiene e cuidado com o corpo

MOVIMENTO:

·        Brincadeiras (músicas e jogos)

·        Dança

·        Imitação

·        Dramatização

·        Equilíbrio

MÚSICA:

·        Cantar

·        Ouvir músicas populares

·        Expressão musical

·        Interpretar músicas infantis

ARTES VISUAIS:

·        Desenho

·        Pintura

·        Recorte e colagem

·        Modelagem

·        Obras de artes

·        Pintores

·         Apreciação

·        Dobraduras


DESENVOLVIMENTO:

_Roda de conversa

_ Coletar dados a partir de pesquisas

_ Realizar leitura se diferentes tipos de textos

_ Produzir textos orais e escritos

_ Montar painéis

_ Construir cartazes

_ Desenvolver atividades lúdicas( dramatizações)

_ Realizar leitura sobre diferentes tipos se textos que falam sobre as diferentes características físicas dos seres humanos (pessoas altas e baixas, gordas e magras, brancas e negras...)

_ Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo( cor dos olhos, cabelos, altura ...)

_ Auto-retrato

_ História do nome

_ Releitura de obras de artes

_ Palestras ( sobre o cuidado com a higiene do corpo)

_ Visitas ( laboratório, dentista...)



AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua e processual de acordo a participação e envolvimento de cada um.



INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

Pesquisa

Dramatização

Recitais


CULMINÂNCIA:

Ao final do projeto realizar uma pequena mostra de trabalhos construídos durante este processo como mostra dos documentos confeccionados ( identidade e certidão de nascimento); recitais de quadrinhas sobre o nome; Apresentação da “Bonequinha Preta”.

 

 

 

 

 

Um comentário: