sábado, 3 de dezembro de 2011

atividades de 5º ano

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
             MINHA ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA IV UNIDADE
                                            DE CARTA EM CARTA
“Seu Governo,
Meu avô trabalhou a vida inteira e está muito cansado. Precisa descansar e não agüenta mais ficar suando no calorão do sol. Precisa se sentar para ficar olhando o mar, tomando água de coco e pensando na vida. Ou conversando e jogando dominó com os amigos, debaixo de alguma das árvores que ele plantou. Não quer se preocupar mais com trabalho.
Ele tem direito, sabe? E sabe também? Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não agüenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar. E, se eu tiver que ajudar, acabo não indo à escola.
Quem disse que ele tem direito foi a minha professora. Ela é bonita e sabe muitas coisas. Ela ensina para muita gente. Pode até lhe ensinar, senhor governo. Se você precisar aprender com ela,vou lhe explicar: a escola fica em frente à igreja e ainda tem umas carteiras vazias na minha sala.
Mas no time de futebol, não tem lugar. Só se for no banco de reserva. Ou se o cara jogar mesmo muito bem.
Responda logo, porque meu avô José está velhinho e não agüenta mais esperar muito tempo.
Atenciosamente, Pepe”

MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002. p. 27.
                                             De olho no texto
1. Por que o menino diz que o avô está muito cansado?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais são as atividades que o menino acha que o avô deve fazer agora?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual o objetivo do menino ao escrever essa carta?
___________________________________________________________________________________________________________________________

4. Para quem o garoto escreve a carta? Quem você acha que são as pessoas que irão respondê-la?
____________________________________________________________________________________________________________________________

5. Releia esse trecho:
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um
dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não agüenta mais cuidar das plantas o tempo todo,
tem horas que prefere descansar.
a) Qual é a provável profissão do avô?
____________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem é o Seu José, que aparece citado no trecho acima?
____________________________________________________________________________________________________________________________
c) A partir da leitura do texto, é possível saber se o avô é um bom profissional? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
6. Que palavra o menino usou para se despedir do Governo no final da carta?
_______________________________________________________________

7. Pensando nessa forma de despedida, você acha que o menino usou uma linguagem mais formal ou mais informal? Por que ele fez essa escolha?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
8. No decorrer da carta, o menino acaba tratando com o governo assuntos que não são sobre o seu avô. Você acha que o governo irá se interessar por esses assuntos? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

9. Relembre a estrutura das cartas que você já leu. Que partes estão faltando na carta do menino?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
                                           Padrões da escrita

Leia o texto abaixo e descubra os cinco erros de ortografia que foram cometidos por uma criança

Querida vovó,
Estamos todos adorrando as férias! A praia é limda e os passeios de baco no mar são imperdíveis!
Estamos semtindo falta dos seus carinhos e daquele macarão gostoso que só você sabe fazer!
Um beijo
Laura

Re escreva a cartinha de Laura corretamente



Nenhum comentário:

Postar um comentário