terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Interpretação de texto 5º ano

1-De acordo o texto trabalhado "Espirito natalino" Caroline pertence à mesma religião de Mariana?
_______________________________________________________________

2- Ao enviar um cartão de Natal a Mariana, Caroline mostrou que possui ou não espirito natalino? Por quê?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

3- Segundo André, o irmão de Mariana, o que as pessoas mais querem no natal?
____________________________________________________________
____________________________________________________________

4- Você concorda com a opinião do menino? Por quê?
___________________________________________________________
___________________________________________________________

5- No texto Espirito natalino são citadas as seguintes religiões: Cristianismo,Judaísmo, Budismo e Islamismo.
Escolha uma delas, pesquise algumas de suas características e escreva-as abaixo.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

                                                        

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

atividade de português 5º ano

ESCOLA ___________________________________________________________
DATA: _________/_______/________         5º ANO          
PROFESSORA: ____________________________________________________
ALUNO(A) _________________________________________________________

                                                ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Leia o texto: 
                                              ESPÍRITO NATALINO

Finalmente, chegou o dia 24 de dezembro. Enquanto a família se reunia para o café-da-manhã, o pai das crianças entregou um bonito cartão de Natal a Mariana. Era um envelope vermelho, retangular, com a borda cheia de estrelinhas.
___Mariana, o carteiro acabou de deixar um cartão de Natal da sua amiga Caroline.
A menina abriu o envelope. O cartão era realmente lindo. O desenho tinha sido feito pela própria Caroline. Era um Papai Noel com um saco cheio de presentes. Mariana ficou emocionada e leu em voz alta a mensagem escrita no cartão.
Mariana não entendia direito. Foi aí que o pai largou a faca com que passava manteiga no pão para explicar que o Natal é uma data religiosa dos cristãos ___isto é, das pessoas que acreditam na existência de Jesus Cristo. Muitas religiões, como o Judaísmo, o Budismo e o Islamismo, não comemoram essa data. Caroline fazia parte da religião Judaica. Mariana pensou como seria bom se todas as pessoas no mundo acreditassem no Natal.
Mas a mãe explicou como é importante respeitar a opinião de cada um: ___Isso sim é espírito natalino.
____Então “espírito natalino” significa respeito, mãe?
____ Significa respeito, sim, e também amizade, compreensão. E não precisa existir só no Natal. É importante que o espírito natalino sempre esteja presente.
____Bem lembrado, mãe ___ empolgou-se André. ___Presente é o que as pessoas mais querem. Aliás, quando é que chega o meu?
___ Calma, mocinho ____ disse a mãe. ___Preciso explicar mais uma coisinha. Nem todos querem ganhar as mesmas coisas. Para uma pessoa, o presente pode ser comida. Para outra, muito amor. Alguns querem carinho...
____ Carinho, não. Carrinho. Ah, e com controle remoto, não é? Vrummmmmmmmmm!
____ Ah, meu filho, seria mais fácil se você não fosse tão consumista...
[...]

                                        Noite Feliz, de Maísa Zakzuk. São Paulo: Panda, 2002.

                        Interpretação do texto
1- No texto Espírito  natalino o narrador também é personagem da história? O que você observou para chegar a essa conclusão?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Qual é o principal assunto abordado nesse texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
3- Em que dia e mês se passam os fatos narrados?
_________________________________________________________
4- Enquanto conversavam, o que Mariana e sua família faziam?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
5- Qual foi a reação de Mariana ao abrir o envelope do cartão?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
6- Em que momento da narrativa teve início o conflito de Mariana?
(      ) Ao receber o cartão de Natal
(      ) Após a leitura da mensagem de sua amiga.

7- A partir desse momento, quais personagens ajudaram a menina a entender o que é o Natal e o espírito natalino? _____________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Releia o trecho:
“ [...] O Natal é uma data religiosa dos cristãos.[...]”
a)     O que são cristãos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
b)     O que os cristãos comemoram no Natal?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Segundo a mãe de Mariana, o que é o espírito natalino? Você concorda com ela? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________










                                                        Bom trabalho!





domingo, 4 de dezembro de 2011

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
             MINHA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA IV UNIDADE  VALOR:2,0
1-Mamãe já leu 382 páginas de um livro. Ainda faltam 278 páginas para ler .Quantas páginas tem o livro?


2-Vovô nasceu em 1918 e morreu com 68 anos. Em que ano vovô morreu?


3-Uma fábrica tem 1265 funcionários que trabalham durante o dia e 975 que trabalham durante a noite.Quantos funcionários há na fábrica ?


4- Paulinho tem 96 bolas de gude, Pedrinho tem 37 bolas de gude a mais que Paulinho e Plínio têm 85. Quantas bolas de gude têm os três juntos?



5-Numa quitanda há 4 centenas e meia de melancia, 3 centenas e 7 dezenas de laranjas e 2 centenas de abacate.Quantas frutas há na quitanda?



6- Qual é a soma de três números sabendo-se que o primeiro é 864, o segundo é 427 e o terceiro é o dobro do primeiro?



7-Uma escola tem 1536 alunos de 1ªa 4ªsérie e 1878 de 5ªa 8ª. Quantos alunos há na escola?


8-Para uma festa de aniversário mamãe fez 6 centenas de coxinhas ,5 centenas e meia de empadas e 348 pastéis .Quanto salgadinho mamãe fez?


9. Marcelo tem 275 chaveiros. Felipe tem 187 a mais que Marcelo e Sandro têm 363. Quantos chaveiros têm os três juntos?



10. Para pintar um edifício foram gastos 450 litros de tinta verde, 659 litros de tinta marrom, e 297 litros de tinta branca. Ao todo quantos litros foram gastos?


11. Um feirante comprou 8 centenas de laranjas , 2 centos e meio de mangas e 670 abacaxis. Quantas frutas o feirante comprou?


12. Em um colégio estudam 1. 678 alunos no turno matutino, 1,439 no turno vespertino e 970 no noturno . Quantos alunos estudam no colégio?


13. Anita nasceu o ano de 1. 986. Em que ano ela fará 40 anos?


14. Uma doceira fez 570 brigadeiros, 386 beijinhos e 238 olhos- de – sogra, para um aniversário. Quantos docinhos ela fez para a festinha?


13. Numa campanha, foi arrecadado 4.850 camisas, 2,960 calças e 1.387 vestidos . Quantas peças de roupas foram arrecadadas?




centenas e meia de empadas e 348 pastéis .Quanto salgadinho mamãe fez?


9. Marcelo tem 275 chaveiros. Felipe tem 187 a mais que Marcelo e Sandro têm 363. Quantos chaveiros têm os três juntos?



10. Para pintar um edifício foram gastos 450 litros de tinta verde, 659 litros de tinta marrom, e 297 litros de tinta branca. Ao todo quantos litros foram gastos?


11. Um feirante comprou 8 centenas de laranjas , 2 centos e meio de mangas e 670 abacaxis. Quantas frutas o feirante comprou?


12. Em um colégio estudam 1. 678 alunos no turno matutino, 1,439 no turno vespertino e 970 no noturno . Quantos alunos estudam no colégio?


13. Anita nasceu o ano de 1. 986. Em que ano ela fará 40 anos?


14. Uma doceira fez 570 brigadeiros, 386 beijinhos e 238 olhos- de – sogra, para um aniversário. Quantos docinhos ela fez para a festinha?


13. Numa campanha, foi arrecadado 4.850 camisas, 2,960 calças e 1.387 vestidos . Quantas peças de roupas foram arrecadadas?





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 5º ANO

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
                               ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

Você se lembra da história “ O médico fantasma”?
A parte mais interessante da história se passa na porta de um cemitério... lugarzinho tenebroso que abriga muitas almas penadas!Será mesmo que todos os fantasmas são do bem?Será que existem muitos?Quantos?Centenas, milhares? Então vamos fazer alguns cálculos e descobriremos tudinho!!!

1) A Ala Norte do cemitério é a mais lotada, possui cerca de 240 túmulos. Cada túmulo tem vagas para colocarem 6 caixões. Quantos caixões caberiam no total?




2) E todos os dias chega mais gente, quer dizer, fantasmas! No ano em que a história foi escrita, haviam 1265 defuntos na ala Sul. No outro ano, foram enterrados mais 918 . Pergunta-se:
a) Há quantos enterrados nesta ala?




b) Considerando-se 2890 vagas, ainda sobraram vagas? Quantas?




3) Há alguns anos, o velhinho médico era quem atendia a todos os fantasmas recém-chegados no cemitério. No ano de 1997 (ano em que a história foi escrita), resolveu fazer uma pesquisa e começou a classificar seus pacientes em 4 grupos diferentes. Veja a tabela.
Tipos de fantasmas/1997 Número de fantasmas
Horripilantes e cruéis 79
Assustadores 384
Tranqüilos e “de bem com a morte” 1458
Morrem de medo de gente 294

Pergunta-se:
a)Qual foi o maior grupo encontrado?________________________
b)Quantos fantasmas não oferecem perigo algum?___________________
c)Há quantos fantasmas perigosos?__________________
d)Há mais fantasmas perigosos ou inofensivos? Qual a diferença?_____________________
e)Se considerarmos o mesmo número de fantasmas horripilantes e cruéis por 9 anos, quanto teríamos?__________________
f)E em 5 anos de fantasmas assustadores, quanto teríamos?_______________










sábado, 3 de dezembro de 2011

atividade de português 5º ano

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
                                                IV UNIDADE
                        Atividade DE LÍNGUA PORTUGUESA 
1. Leia o texto com atenção:
André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore, enfeitaram as portas...
André quis saber:
 _ Mãe, que é Natal?
_ É a festa do nascimento do Menino Jesus.
 Nesse momento, a campainha tocou. Tia Marta e tio Valdemar estavam chegando. Ele estava contente e disse:
_ Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Natal é tempo de ganhar dinheiro.
 Mas tia Marta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou:
    _ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras.
  André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da sala e foi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha, Natália, falando ao telefone com uma amiga:
  _ Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.
 E na cozinha, a cozinheira Zenilda reclamava:
_ Eu não agüento. Todo Natal é esta trabalheira. Tenho que cozinhar tanto!
Cada vez André entendia menos.
 Enquanto o menino pensava, viu que a avó vinha chegando. Depois de lhe dar um beijo, ela perguntou:
   _ Você está se comportando direitinho, André? Amanhã é Natal, dia de menino bonzinho ganhar presente.
André, então, resolveu perguntar ao pai, de noite, o que era o Natal. E ouviu isto:
_ É um dia ótimo, feriado! Não tenho trabalho.
   Antes de dormir, André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas:
_ Natal... Natal... Natal...
                              Estudando o texto:
Numere os parágrafos do texto.
Você encontrou ______ parágrafos.
2. Invente um título para a história que você leu.
_________________________________________________
3. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
(1) Natália          (    ) Ficava observando as pessoas de sua casa.
(2) Valdemar      (    ) Vendia várias coisas no Natal.
(3) André           (    ) Estava cheia de serviço na cozinha.
(4) Zenilda         (    ) Comprou um vestido para o Natal.
4. Copie do texto uma fala de cada personagem. Não se esqueça do parágrafo e travessão.
ZENILDA- _______________________________________________________
AVÓ- __________________________________________________________
ANDRÉ- ________________________________________________________
5. Numere as frases, de acordo com os acontecimentos da história.
(    ) André ajudou a mãe a preparar a festa de Natal.
(    ) O pai de André voltou do trabalho.
(    ) O menino queria saber o que é o Natal.
(    ) Zenilda reclamou da trabalheira do Natal.
(    ) Os tios chegaram à casa de André. 
6. Complete livremente:
    Eu acho que o Natal é ______________________________ porque ______________________________________________________________________________________________________________________________.
8. Dentro destas caixas estão dois presentes para você. Imagine o que seja e escreva abaixo.
    ______________________ e _____________________
                                               GRAMÁTICA
1-Observe as tirinhas abaixo e escreva:
2 substantivos concretos  ____________________ e __________________
           2 substantivos abstratos ____________________e ___________________

2- Leia o texto a seguir:
      O menino dormiu sentindo tristeza por não ter recebido nenhum presente de natal e ter tido coragem de cobrar aos seus pais.
a)     O que o menino sentia ao dormir? ________________________________
b)     O menino não teve ___________________ de cobrar seu presente aos seus pais.
c)      Os substantivos que você escreveu nos itens anteriores são:
                                   
                     Concretos                              abstratos           

d)     Os ______________________do menino esqueceram-se de comprar o _________________________ de natal para ele.
e)     Os substantivos que você escreveu acima são:

                           Concretos                                       abstratos

3- Pontue as frases usando ponto final, de exclamação ou de interrogação:
a) Você já vai sair
b) Oh como o natal é bom
c) Eu acredito em papai Noel e você
d) As crianças ganharam presente de natal

4- Observe a tirinha e escreva os sinais de pontuação que você encontrou e explique cada uma:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                          
                                                                                          Feliz Natal! 
                                                                       Beijos da pró Sandra Rosa Pau-Ferro

Atividade de Matemática 5º ano

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
                                                IV UNIDADE
                        ATIVIDADE  DE MATEMÁTICA 
1-A população de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é de 95.704 habitantes. O número de pessoas que moram em Corumbá escrito por extenso é:
a) Noventa e cinco mil setecentos e quatro habitantes
b) Noventa e cinco mil e setenta e quatro habitantes
c) Noventa e cinco mil, setecentos e quarenta habitantes
d) Noventa e cinco mil e setenta e quarenta habitante
2. Quatro amigos anotaram num quadro os pontos ganhos num jogo: André - 2.760; Bento - 2.587; Carlos - 2.699; Dario - 2.801. Qual menino fez mais pontos?
a) André                    b) Bento                    c) Carlos          d) Dario
3- Uma professora da 4ª série pediu que uma aluna marcasse numa linha do tempo o ano de 1940.
Que ponto a aluna deve marcar para acertar a tarefa pedida?
(A) A                     (B) B                     (C) C                     (D) D

4-
No verão aqui no Brasil, o clima é bastante quente e as sorveterias vendem bastante picolés. Veja quantos picolés a sorveteria Pólo Norte vendeu em apenas uma semana:

          Domingo                                                        
                        230
               Segunda-feira
                          80
                Terça -feira
                        69
                   Quarta- feira
                       93
                     Quinta- feira
                       77
                   Sexta- feira
                       112
                  Sábado
                        210

a)     Considerando o sábado e o domingo juntos, calcule quantos sorvetes foram vendidos.

b)     Adicione as quantidades de sorvetes vendidas de segunda a quarta-feira.

c)      Considerando a semana inteira, quantos sorvetes foram vendidos?


d)     Qual o dia em que houve a menor venda? ________________________

5-

















                                                                                                             
                                                                                                   

                                                    Boa Prova! 
Um Feliz Natal e Um Ano Novo com muitas realizações.
                                         Beijos Pró Sandra Rosa Pau-Ferro

Produção

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
                                PRODUÇÃO TEXTUAL

RECEITA DE FEITIÇO PARA TRANSFORMAR PRINCESA EM SAPA:    
                                 FEITIÇO VERDE

INGREDIENTES:

- 1 RABO DE LAGARTIXA
- 1 XÍCARA DE VENENO DE SAPO
- 1 PITADA DE PÊLO DE MORCEGO
- 4 PATINHAS DE ARANHA
- MELECA DE NARIZ A GOSTO

MODO DE FAZER:

COLOQUE TODOS OS INGREDIENTES EM UM CALDEIRÃO E MISTURE BEM. ACENDA UMA FOGUEIRA E COZINHE EM FOGO BAIXO, MEXENDO ATÉ FERVER. COLOQUE EM UM VIDRINHO DE PERFUME E DEIXE SOBRE A PENTEADEIRA DA PRINCESA.
ESPERE QUE ELA BORRIFE O LÍQUIDO COMO FAZ COM O PERFUME E AGUARDE. DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, A LINDA PRINCESA SE TRANSFORMARÁ EM UMA SAPA.

• AGORA
, É SUA VEZ. INVENTE UMA RECEITA DE FEITIÇO:

_____________________________________________

INGREDIENTES:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

MODO DE FAZER:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________


ILUSTRAÇÃO DA SUA RECEITA
















Atividade de Matemática 5º ano

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
                         ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Raquel já tem 26 figurinhas das 40 que faltavam para completar o álbum. Quantas figurinhas ainda faltam?
A)26
B)40
C) 14
D) 24

Lucas já tinha marcado 12 gols no campeonato quando entrou para jogar a última partida, em que marcou mais 2 gols. Quantos gols ele marcou no campeonato?
A)10
B) 16
C) 14
D) 12

Raul marcou 15 gols no campeonato e Felipe marcou 4 gols a mais que ele. Quantos gols Felipe marcou?
A) 15
B)4
C)19
D) 60
Renata vendeu 6 pares de luva em um dia de inverno e Patrícia vendeu 8 pares. Quantos pares elas venderam ao todo?
A) 2
B)48
C) 96
D)14ü

Júlia levou R$ 12,00 para lanchar no clube e sobraram R$ 4,00. Quanto ela gastou?
A) R$ 16,00
B)R$ 12,00
C) R$ 8,00
D) R$ 10,00
Marcos disputou 15 corridas de kart no ano passado. Quantas corridas ele perdeu, se venceu 4?
A) 11
B) 14
C)8
D) 19
Ana disputou várias partidas de xadrez no campeonato. Ganhou 8 e perdeu 4. Quantas partidas ela disputou?
A) 8
B)12
C)4
D) 32

Luís pagou uma compra de R$ 63,00 com uma nota de R$ 50,00 e uma de R$ 20,00. Quanto recebeu de troco?

A) R$7,00
b) R$17,00
C) R$ 3,00
D) R$ 133,00

Alexandre pagou uma compra com uma nota de R$ 100,00 e recebeu R$ 17,00 de troco. Qual foi o valor da compra?

A) R$ 3,00
B) R$ 93,00
C) R$ 83,00
D)R$ 117,00

Depois de pagar uma compra de R$ 53,00, Vinícius recebeu R$ 17,00 de troco. Quanto Vinícius deu em pagamento?
A) R$ 53,00
B) R$ 63,00
C)R$ 70,00
D) R$ 80,00
Mamãe já leu 382 páginas de um livro.Ainda faltam 278 páginas para ler .Quantas páginas tem o livro?


Vovô nasceu em 1918 e morreu com 68 anos. Em que ano vovô morreU?


Uma fábrica tem 1265 funcionários que trabalham durante o dia e 975 que trabalham durante a
noite.Quantos funcionários há na fábrica ?


Paulinho tem 96 bolas de gude, Pedrinho tem 37 bolas de gude a mais que Paulinho e Plínio tem 85.Quantas bolas de gude tem os três juntos?



Numa quitanda há 4 centenas e meia de melancia, 3 centenas e 7 dezenas de laranjas e 2 centenas de abacate.Quantas frutas há na quitanda?



Qual é a soma de três números sabendo-se que o primeiro é 864, o segundo é 427 e o terceiro é o dobro do primeiro?



Uma escola tem 1536 alunos de 1ª a 4ª série e 1878 de 5 ªa 8ª.Quantos alunos há na escola?


Para uma festa de aniversário mamãe fez 6 centenas de coxinhas ,5 centenas e meia de empadas e 348 pastéis .Quanto salgadinho mamãe fez?


 Marcelo tem 275 chaveiros. Felipe tem 187 a mais que Marcelo e Sandro têm 363. Quantos chaveiros têm os três juntos?



 Para pintar um edifício foram gastos 450 litros de tinta verde, 659 litros de tinta marrom, e 297 litros de tinta branca. Ao todo quantos litros foram gastos?


 Um feirante comprou 8 centenas de laranjas , 2 centos e meio de mangas e 670 abacaxis. Quantas frutas o feirante comprou?


 Em um colégio estudam 1. 678 alunos no turno matutino, 1,439 no turno vespertino e 970 no noturno . Quantos alunos estudam no colégio?


Anita nasceu o ano de 1. 986. Em que ano ela fará 40 anos?


Uma doceira fez 570 brigadeiros, 386 beijinhos e 238 olhos- de – sogra, para um aniversário. Quantos docinhos ela fez para a festinha?


 Numa campanha, foi arrecadado 4.850 camisas, 2,960 calças e 1.387 vestidos . Quantas peças de roupas foram arrecadadas?


atividades de 5º ano

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO (A) _______________________________________    5º ANO
PROFESSORA _____________________________  DATA ________/______/______
             MINHA ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA IV UNIDADE
                                            DE CARTA EM CARTA
“Seu Governo,
Meu avô trabalhou a vida inteira e está muito cansado. Precisa descansar e não agüenta mais ficar suando no calorão do sol. Precisa se sentar para ficar olhando o mar, tomando água de coco e pensando na vida. Ou conversando e jogando dominó com os amigos, debaixo de alguma das árvores que ele plantou. Não quer se preocupar mais com trabalho.
Ele tem direito, sabe? E sabe também? Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não agüenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar. E, se eu tiver que ajudar, acabo não indo à escola.
Quem disse que ele tem direito foi a minha professora. Ela é bonita e sabe muitas coisas. Ela ensina para muita gente. Pode até lhe ensinar, senhor governo. Se você precisar aprender com ela,vou lhe explicar: a escola fica em frente à igreja e ainda tem umas carteiras vazias na minha sala.
Mas no time de futebol, não tem lugar. Só se for no banco de reserva. Ou se o cara jogar mesmo muito bem.
Responda logo, porque meu avô José está velhinho e não agüenta mais esperar muito tempo.
Atenciosamente, Pepe”

MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002. p. 27.
                                             De olho no texto
1. Por que o menino diz que o avô está muito cansado?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais são as atividades que o menino acha que o avô deve fazer agora?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual o objetivo do menino ao escrever essa carta?
___________________________________________________________________________________________________________________________

4. Para quem o garoto escreve a carta? Quem você acha que são as pessoas que irão respondê-la?
____________________________________________________________________________________________________________________________

5. Releia esse trecho:
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um
dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não agüenta mais cuidar das plantas o tempo todo,
tem horas que prefere descansar.
a) Qual é a provável profissão do avô?
____________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem é o Seu José, que aparece citado no trecho acima?
____________________________________________________________________________________________________________________________
c) A partir da leitura do texto, é possível saber se o avô é um bom profissional? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
6. Que palavra o menino usou para se despedir do Governo no final da carta?
_______________________________________________________________

7. Pensando nessa forma de despedida, você acha que o menino usou uma linguagem mais formal ou mais informal? Por que ele fez essa escolha?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
8. No decorrer da carta, o menino acaba tratando com o governo assuntos que não são sobre o seu avô. Você acha que o governo irá se interessar por esses assuntos? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

9. Relembre a estrutura das cartas que você já leu. Que partes estão faltando na carta do menino?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
                                           Padrões da escrita

Leia o texto abaixo e descubra os cinco erros de ortografia que foram cometidos por uma criança

Querida vovó,
Estamos todos adorrando as férias! A praia é limda e os passeios de baco no mar são imperdíveis!
Estamos semtindo falta dos seus carinhos e daquele macarão gostoso que só você sabe fazer!
Um beijo
Laura

Re escreva a cartinha de Laura corretamente



Projeto Afro-descendente